Friday 2 February 2007

As simplificações de Jacinto Lucas Pires

Uma das afirmações recorrentes dos partidários do "sim" é a de que, enquanto os "nãos" se perdem em pormenores "filosóficos", eles, pelo contrário, tentam resolver problemas "quotidianos" e "reais". JL Pires

A frase está mal formulada. Os partidários do "sim" também se preocupam com os pormenores "filosóficos", perdem-se é menos. E os partidários do "Não" também se preocupam com os problemas quotidianos e reais, embora não os resolvam.


[Vasco M. Barreto]

Só uma nota: eu teria sublinhado o "tentam resolver" e não o "resolver". O problema não é que alguns partidários do Não não resolvam certos problemas. O problema é que alguns partidários do Não, visivelmente, não os querem resolver. Não é uma questão de capacidade, mas de vontade, de intenção. E, embora estejam naturalmente no seu direito, sobretudo pelo que está no outro prato da balança, o facto é que muitos partidários do Não (e, já agora, da Abstenção) don't give a damn to what happens to some women. Entre a piadinha do "neo-realista fixado no vão de escada" e dizerem que há coisas mais importantes para debater, fica a ideia - repito, legítima - de que esse drama humano é perfeitamente marginal e secundário. Em suma, que esses problemas não interessam nem ao menino Jesus para nada.



2 comments:

Fernando Gouveia said...

É engraçado, porque eu o que me parece é exactamente que muitos do Não se agarram a questões supostamente de Moral e Ética, quando é evidente a quem os ouve e lê que a esmagadora maioria não tem os rudimentos mínimos para poder encetar uma discussão filosófica (ética, ontológica, lógica ou outra). Lançam uma frases sonantes, carregadas de emoção, e basta-lhes. E — tem toda a razão — quando questionados, perdem-se.

Fernando Gouveia said...

Adenda:
Eu por acaso não contactei com essa afirmação «recorrente» antes de a ler escrita pelo JLP. Mas JLP tem razão numa coisa: a maioria dos do Não não se perde em pormenores "filosóficos" (a não ser que as aspas não sejam só para citação) — eles perdem-se é com aspectos "morais". Mas esta palavra não se refere à Moral, com letra maiúscula, que (lá está) é questão filosófica; refere-se isso sim, à "moral", colecção de proibições sociais que receberam acriticamente (muito pouco filosoficamente, portanto).