Friday 26 January 2007

Falácias do Não (4)

"O que está em causa neste referendo (e no de 1998) não é a despenalização, mas simplesmente a liberalização do aborto até às dez semanas, eliminando-se crianças saudáveis por exclusiva decisão da mãe, e sendo as mulheres penalizadas se fizerem aborto às dez semanas e um dia."

"Estamos todos de acordo com a despenalização. Tirando uma ou outra excepção, não queremos ver as mulheres devassadas na privacidade, nem na barra dos tribunais."

Matilde Sousa Franco

Permitam-me que não comente a falácia aqui subjacente. Convido apenas a que reparem como, implicitamente, encontramos a sugestão de que uma "criança saudável" e uma "criança não saudável" - o que quer que a senhora entenda por isso - não merecem o mesmo tratamento. E ela fala em "crianças", não em (por exemplo) "projectos de crianças". E a hipótese de ter sido uma pequena distração perde força se tivermos em conta o contexto em que foram ditas aquelas palavras. Palavras que só podem ter sido muito bem medidas.

1 comment:

Duarte Meira said...

"Projectos de crianças"??? "Pessoa potencial"? "Cacho de células", "Quisto apendicular", etc., etc.

As cortinas de fumo verbal que se inventam para sossegar as consciências ou fazer passar por tolerável o inominável horror do homicídio "a pedido" ou "por opção"!...