Sunday 4 February 2007

Ser enfocado, ser responsável

O propósito do Sim é pôr termo ao aborto clandestino e, por decorrência, ao sofrimento tão estúpido quanto desnecessário de quem a ele é forçado a recorrer.

Naturalmente, o que nesta campanha interessa é o resultado, não a exibição. Este debate não deve ser confundido com jogos florais: não queremos alardear sapiência, esperteza ou brilhantismo, queremos resolver um problema.

Para vencermos, necessitamos antes de mais de não deixar dúvidas sobre a natureza da pergunta a que vamos ter que responder, repetindo-a tantas vezes quantas for necessário até que ela esteja clara.

E necessitamos também de recordar por que é tão importante votar Sim.

[João Pinto e Castro]

frisei várias vezes que os militantes desinteressados do Sim devem fazer por esclarecer indecisos, não perder actuais apoiantes [lembremo-nos de Lídia Jorge] e não perder tempo em lutas intelectuais com o Não. Responder aos argumentos do Não, sim, na estrita medida em que isso contribua para que o Sim tenha um apoio maior. Os brilhantimos intelectuais, jogos florais, etc., têm de ficar de fora, como muito bem escreveu João Pinto e Castro. Já ouvi dizer, de leitores fiéis de outros tempos, que este blogue andava um bocado maçador e chato. Se calhar, é o melhor elogio que me poderiam dar. Já deixei para trás várias ideias de posts e argumentos que pensei aqui trazer por ter achado que afinal não eram suficientemente importantes. Já me arrependi de dar ênfase a coisas menos importantes, mas o que está publicado, publicado fica. O que importa é lembrar que depois de hoje ainda temos 5 dias de debate pela frente, que o Não tem sempre uma vantagem "à boca das urnas", pela componente emocional inerente a esta questão, e que, por isso, todos os esforços dos que militam pelo Sim devem ser postos em insistir, de forma clara e moderada, os 2 ou 3 pontos mais relevantes para o Sim.

No comments: